quinta-feira, 12 de julho de 2012

Alimentos congelados


Oi gente...

não tem como negar, hoje devemos procurar reciclar o máximo que pudermos para ajudar o nosso planeta.

Então surgiu a pergunta, como fazer com sobras de alimentos? Muitas vezes são jogadas fora e que poderiam ser utilizadas em outros preparos. Veja aqui como aproveitar estes alimentos que seriam descartados.



A reportagem é de Pollyana de Moraes que conversou com uma nutricionista e personal diet, se quiserem podem conferir a íntegra no link: 10 Alimentos

1. Sobrou vinho da última receita, e você ficou com a garrafa quase cheia sem saber o que fazer? Coloque em formas de gelo, espere congelar, retire as pedras e embrulhe em papel alumínio para não pegar gosto de outros alimentos, quando for usar é só desembrulhar e esperar derreter.

2. Cheiro-verde: a melhor forma é na sacola a vácuo, quanto menos ar, menor a chance de formar gelo.

3. Ovos: Quem já assistiu o programa da Nigella já viu ela tirar ovos diretamente do freezer. É só misturar a gema com a clara como fazemos para omelete, e virar um potinho ou saco a vácuo. Não esqueça de etiquetar quantos ovos estão.

4. Nozes e castanhas: é só colocar no potinho bem cheio e congelar.

5. Pães: colocar no saquinho de forma que não dê espaço para formar gelo. Quando for consumir, tirar direto do freezer e levar ao forno.

6. Gengibre: inteiro pode colocar no saquinho, se estiver ralado colocar em papel alumínio para evitar que fique manchado.




7. Leite: sim, o leite pode ser congelado! Diretamente na garrafa de plástico ou vidro. Na garrafa de vidro o segredo é não encher demais para evitar choque térmico. Não demore muito a usar pois poderá azedar. É ideal para transportar em viagens rápidas com crianças.




8. Sucos de frutas cítricas: laranjadas e limonadas podem ser congeladas e servirem com ingrediente para receitas agridoces. Pode congelar em garrafinhas plásticas ou em cubos de gelo. Só não esqueça que as propriedades vitamínicas se perdem.


9. Queijos: os amarelos como prato e mussarela são as melhores opções para congelar em sacos a vácuo. Os mais elaborados como brie e gorgonzola recomendo cortar em partes menores para uma receita, pois os mesmos perdem as características de textura ao descongelar.


10. Manteiga: a dica é envolvê-la em papel manteiga antes de colocar no saquinho a vácuo, assim evita-se a formação de uma textura de pasta enrijecida.

E aí, gostou? Dicas simples que podem facilitar nosso dia-a-dia, principalmente quando aparece uma visita surpresa e temos que correr para fazer algo rápido.
bjks....

Nenhum comentário:

Postar um comentário