terça-feira, 16 de outubro de 2012

Azeite...

Oi gente...

vocês já devem ter ouvido falar que o azeite faz bem a saúde, é uma gordura do bem, tem ação antioxidante, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, certo?

Além disso você sabia que pode aromatizá-los com diversas ervas e assim diminuir o consumo de temperos industriais? É verdade... com o uso de ervas medicinais adicionadas ao azeite é possível diminuir não só o uso de temperos, como de sal e de produtos nocivos a saúde.


Antes de passar algumas dicas de aromatização, é importante entender o rótulo do produto para fazer a melhor escolha no supermercado.

O azeite é retirado do fruto da azeitona, o que classifica o tipo é a forma de prensagem e a seleção dos frutos. O modo como é extraído influencia a acidez e na concentração de antioxidantes. Diferente do vinho que quanto mais velho melhor, o azeite deve ser consumido rapidamente, ou seja, azeites com mais de um ano já não preservam o sabor.

O azeite extravirgem é obtido com uma única prensagem da azeitona feita a frio, esse tipo é o mais puro e sua acidez é de, no máximo 1%.

O azeite virgem é extraído pelo mesmo método de trituração mecânica usada na produção do extravirgem, sem passar por refinamento, resulta da segunda ou da terceira prensagem da azeitona. Tem até 2% de acidez e o sabor é menos acentuado em relação ao extravirgem.

O azeite refinado é o azeite mais pálido, com acidez superior a 2%, resultado da mistura de azeites de oliva refinados com azeites virgens.

Agora que já deu para entender como é classificado o azeite, mãos a obra!

Azeite aromatizado com Limão Siciliano (Chef Carmem Fialho, SP)
500 ml de azeite extravirgem
3 limões-sicilianos
Raspe a casca dos limões sem retirar a parte branca para não amargar. Coloque em uma assadeira e leve ao forno baixo por 10 minutos para secar. Em uma panela, aqueça o azeite até que ele fique morno. Acrescente as raspas dos limões e, em seguida, coloque a mistura em uma garrafa de vidro limpa e seca.

Azeite aromatizado com Cúrcuma e Ervas (Chef Carmem Fialho, SP)
500 ml de azeite extravirgem
15g de raiz de cúrcuma
5g de alecrim
5g de tomilho
5g de manjericão
Descasque a cúrcuma e corte em rodelas finas. Coloque-as em uma assadeira junto com o alecrim, o tomilho e o manjericão e leve ao forno baixo por 10 minutos. Aqueça o azeite em uma panela até ficar morno. Desligue e acrescente a cúrcuma e as ervas. Em seguida, despeje o azeite e os ingredientes em uma garrafa de vidro.

Azeite de Alecrim e Tomilho (Mirela Dourarinho Fernandes, nutricionista, SP)


2 xícaras de chá de azeite
1 colher sopa de folhas de alecrim fresco ou seco
1 colher sopa de tomilho fresco ou seco
1 colher sopa de orégano fresco ou seco
Macere delicadamente as folhas de alecrim com um pouco de azeite. Coloque as ervas com o restante do azeite em um pote de vidro e leve ao banho-maria até que fique morno. Mexa de vez em quando e adicione uma pitada de sal. Armazene em um recipiente de vidro.


Azeite de Gengibre (Mirela Dourarinho Fernandes, SP)
100g de gengibre
1 pitada de sal
1/2 dente de alho
2 xícaras de chá de azeite
Corte o gengibre em rodelas e bata o restante dos ingredientes no liquidificador. Passe na peneira e guarde em um pote de vidro.

Azeite Digestivo (Luana Grabauskas, nutricionsita funcional e esportiva)
3 dentes de alho fresco
2 pimentas dedo-de-moça frescas
3 folhas de louro
1 galho de alecrim
500 ml de azeite extravirgem
Em um recipiente de vidro apropriado, coloque os dentes de alho, a pimenta lavada e seca, as folhas de louro, o galho de alecrim e complete com azeite.

Os azeites aromatizados podem temperar saladas, massas, peixes e frutos do mar, carnes, paella, bruschetas e até sopas. Um conselho: guarde o azeite temperado em vidros escuros, bem tapados, ou proteja o produto da luz, que pode oxidá-lo, anulando suas propriedades funcionais.
Fonte de pesquisa: Revista  Bons Fluidos, Imagens Google

Bom apetite!!
Beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário