quinta-feira, 14 de julho de 2011

Eu fiz: Batata Frita Congelada

Oi gente,

encontrei uma reportagem na revista Saúde é Vital de Agosto/2010, que ensina a congelar alimentos.
A tabela com vários alimentos e qual o tempo do cozimento antes de congelar para cada um, como estava muito pequeno, coloquei aqui separado:
Como em casa adoramos batata frita, e de preferência bem sequinha, e na tabela não tinha, resolvi fazer a experiência. O tempo de cozimento pode variar de fogão para fogão, sendo que levei de 8 a 10 minutos para que ficasse no ponto "al dente"; cozida mas firme, tipo para maionese.
Cortei 1 kg de batata ASTERIX, a de casca roxa, também testei com a Inglesa, mas não fica boa.
A água estava fervendo quando coloquei as batatas, fiz como na revista com o auxílio da peneira, mas sinceramente, pode colocar direto na água 500gr de uma vez sem a peneira. Pois a peneira interfere na fervura da água.
Quando der o ponto de cozimento, retirar imediatamente e colocar em água gelada e com gelo. No caso de não usar a peneira, escorre na pia, passa água junto e coloca direto no gelo. Essa é a técnica de Branqueamento dos alimentos, onde a água gelada proporciona o choque térmico e pára o cozimento no ponto em que está. Depois de fria, retirar da água esperar secar e colocar em saquinhos na quantidade que quiser. Como não sei quanto tempo vai durar no congelador, sugiro não deixar mais de 2 meses. Depois é só fritar!
Bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário