segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dia dos Pais! 2

Não deixei o domingo passar em branco. Adoro fazer mesas de café da manhã em datas especiais. A mesa dessa vez estava bem ligth, em compensação o jantar que fiz... hummm, eu que não sou fã de bacalhau gostei muito. Veja como ficou bonito.


Jantar: Risoto de Bacalhau com Abóbora

Não segui a receita ao pé da letra, porque eu tinha assistido ao programa e não copiei a receita antes de fazer, só agora que estou vendo as diferenças... Para facilitar minha vida, enrolei a abóbora em papel alumínio e assei no forninho elétrico por 45 min, desmanchou todinha, amassei com garfo, deixei para misturar logo após o bacalhau. No risoto adicionei alho poró, cebola e alho, usei caldo de legumes, pois não fiz o caldo do bacalhau, para finalizar usei mostarda preta, requeijão e parmesão. Ou seja, nem sempre a gente precisa fazer tudo igualzinho. Mas segue a receita direitinho aí:

A receita do programa Que Marravilha! GNT
Risoto de abóbora e bacalhau com folha de ouro

Porção para 4 pessoas

Para a abóbora

Ingredientes
400g de abóbora Bahia cortada em fatias sem sementes
2 colheres de azeite
Sal
Pimenta do reino (no moinho)

Modo de preparo
Tempere as duas fatias de abóbora com sal, pimenta e azeite. Enrole-as em papel alumínio. Asse por 40 minutos em forno a 180ºC. Quando o tempo acabar, amasse com um garfo, mas sem fazer purê.


Para o bacalhau

Ingredientes
800g de bacalhau imperial
300 ml de água
1 cabeça de alho
Tomilho
Alecrim

Modo de preparo
Três dias antes de preparar a receita, dessalgue o bacalhau, trocando a água de tempos em tempos. Encha uma panela com água e leve ao fogo. Quando ferver, corte a cabeça de alho ao meio, sem descascar, e jogue na água junto com o tomilho e o alecrim. Deixe ferver um pouco. Desligue o fogo e logo em seguida coloque as postas de bacalhau na panela. Tampe e deixe ele lá durante 20 minutos. Depois, retire o bacalhau da água, deixe esfriar e desfie o peixe.



Para o risoto

Ingredientes
1 colher de azeite
50g de cebola picada
Pimenta dedo-de-moça
450g de arroz arbóreo
100 ml de vinho branco seco
16 conchas de água do cozimento do bacalhau
Sal
Pimenta do reino no moinho

Modo de preparo
Despeje azeite em uma panela e ponha a pimenta dedo-de-moça e a cebola. Mexa bem. Coloque o arroz e refogue por mais 2 minutos. Acrescente o vinho branco e deixe reduzir. Acrescente 4 conchas da água do bacalhau e reduza até secar, sem parar de mexer. Faça isso por cerca de 15 minutos. Despeje o risoto em uma travessa de vidro e deixe-o esfriar um pouco.

Para a finalização
Salsa picada
Azeite extravirgem
Folhas de ouro
220g de palmito pupunha fresco cortado em cubos
200g de requeijão cremoso
100g de parmesão ralado

Ponha o risoto em uma panela. Acrescente mais algumas conchas da água de bacalhau até chegar ao ponto desejado (al dente cremoso). Mexa sempre. Adicione a abóbora amassada, o requeijão, o parmesão, o palmito, o bacalhau e a salsinha picada. Mexa e sirva. A consistência do arroz deve ficar cremosa. Decore com folhas de ouro comestíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário